
Projetos Executados
Automação
Desenvolvimento de ferramentas para análise de sistemas mecânicos veiculares de engrenagens e virabrequins. Engrenagens: desenvolvimento de uma bancada de ensaio de engrenagens que permite pesquisas nas áreas de capacidade de torque, nível de ruído e vibração (NVH), eficiência de torque e comportamento térmico. Virabrequins: incorporam técnicas de design virtual aos processos atuais da FCA para eliminar ou reduzir a necessidade de protótipos, desenvolvendo o conceito de uma bancada de teste de fadiga.
Manufatura Digital
Para otimizar as etapas de desbaste e acabamento do processo de fresamento de matrizes de estamparia e moldes de injeção no Tooling GMB, o objetivo é, por meio da otimização dos processos de usinagem tanto na programação, quanto pela escolha de estratégias e parâmetros de corte adequados, 20% do redução do tempo de fabricação para as situações de estudo do projeto
Processos de Fabricação
Para otimizar as etapas de desbaste e acabamento do processo de fresamento de matrizes de estamparia e moldes de injeção no Tooling GMB, o objetivo é, por meio da otimização dos processos de usinagem tanto na programação, quanto pela escolha de estratégias e parâmetros de corte adequados, 20% do redução do tempo de fabricação para as situações de estudo do projeto
Análise Estrutural
Mapeamento integrativo do potencial da Manufatura Aditiva de Metal por iSLS para aplicações em engrenagens automotivas. O projeto visa um estudo voltado para adensamento superficial e prova de conceito de uma engrenagem para entender processos de acabamento superficial como shot peening e estudos de parametrização voltados para a densificação.
Desenvolvimento de ferramentas para análise de sistemas mecânicos veiculares de engrenagens e virabrequins. Engrenagens: desenvolvimento de uma bancada de ensaio de engrenagens que permite pesquisas nas áreas de capacidade de torque, nível de ruído e vibração (NVH), eficiência de torque e comportamento térmico. Virabrequins: incorporam técnicas de design virtual aos processos atuais da FCA para eliminar ou reduzir a necessidade de protótipos, desenvolvendo o conceito de uma bancada de teste de fadiga.
Metrologia
Empreendedorismo
RA/RV
Engrenagens
Desenvolvimento de ferramentas para análise de sistemas mecânicos veiculares de engrenagens e virabrequins. Engrenagens: desenvolvimento de uma bancada de ensaio de engrenagens que permite pesquisas nas áreas de capacidade de torque, nível de ruído e vibração (NVH), eficiência de torque e comportamento térmico. Virabrequins: incorporam técnicas de design virtual aos processos atuais da FCA para eliminar ou reduzir a necessidade de protótipos, desenvolvendo o conceito de uma bancada de teste de fadiga.
Desenvolvimento de um processo altamente inovador por meio de alinhamento automático com robôs industriais utilizando uma programação chamada movimento cooperativo, que não é comum no Brasil.
Desenvolvimento de sistemas robóticos e efetores finais aplicados em robôs industriais para executar as tarefas necessárias à fabricação de asas de aeronaves.
Devido ao gap tecnológico, o projeto teve como objetivo investigar a proposta de um método de varredura magnética de superfície através do efeito Hall, sem a utilização de magnetização de componentes.
Desenvolvimento de ferramentas de monitoramento online para diminuir as intervenções manuais durante a fase de try-out de matrizes de conformação de chapas.
Desenvolvimento de Manufatura Aditiva (MA) para reparo e fabricação de Ferramentas para a Indústria Automotiva Brasileira
Desenvolvimento de engrenagens compostas de metal-polímero fabricadas por manufatura aditiva
Investigar a evolução da microestrutura e integridade superficial de aços especiais com adições de nióbio e titânio, ao longo de uma cadeia de fabricação representativa da indústria de engrenagens.
A aplicação do método de “desenvolvimento integrado de produto” ao projeto da cadeia de fabricação de componentes do trem de força; A execução do mapa de comportamento potencial das Engrenagens da Metalurgia do Pó (PM).
Avaliação dos benefícios dos revestimentos Ti:MoS2 e o inovador Nb:MoS2 orientado para melhorar a eficiência das engrenagens e a capacidade de carga.
Desenvolvimento de banco de dados para entender a interação entre as superfícies e sua conexão com o estado de acabamento, a fim de otimizar a conexão aparafusada usada para fechar um redutor planetário.
Avaliação da viabilidade técnica de desenvolvimento de aerogerador com rotor de eixo horizontal e transmissão verticalizada. Por meio de uma configuração inovadora, foi investigado o reposicionamento da nacela que transporta os principais componentes até a base da torre.
Planejamento da revitalização e otimização de uma bancada para realização de testes de fadiga por contato de rolamento com o conceito “ball-rod”
Melhoria da qualidade do ferramental no setor automotivo e redução de lead time e custos em tryouts.
Desenvolvimento de um método para inspecionar engrenagens de turbinas eólicas in situ utilizando o Ruído Magnético de Barkhausen e assim fornecer um relatório de risco para a operação do equipamento.
Desenvolver um modelo preditivo para RS em engrenagens induzidas pela interação entre processos de manufatura. Este desenvolvimento orientado da cadeia produtiva em busca de um estado específico do RS conceitua o Design for Residual Stress (DRS).
Identificação do comportamento à fadiga de engrenagens submetidas a uma cadeia de fabricação de metalurgia do pó alternativa, registrando-as por meio de uma curva S-n